quinta-feira, 2 de julho de 2009

Botulismo - Uma pele mais lisa ou uma parada respiratória?




Clotridium bolulinum, uma bactéria que produz uma neurotoxina altamente tóxica (redundante mas beleza), é a causadora da doença: Botulismo. Sintomas comuns são: visão dupla, dificuldade de deglutição, ptose palpebral, paralisia muscular progressiva e em casos mais drásticos parada respiratória.

            A causa de tudo isso é a toxina botulínica, que tem um LD50 (concentração em que 50% dos pacientes morrem) entre 0.005 e 0.05 microgramas da toxina/kilograma de massa corporal. Esta neurotoxina é um polipeptídio composto por duas cadeias, sendo uma delas leve (50 kDa) e uma pesada (100 KDa). A cadeia leve tem uma capacidade enzimática (protease) que tem a capacidade destruir proteínas de membrana (SNAP-25, syntaxin e Synaptobrevin), que são as responsáveis pela liberação da vesícula contendo acetilcolina na placa motora. Com essa interferência na liberação de acetilcolina há uma interrupção na transmissão do impulso e assim se gera uma paralisia da musculatura.

            O mais incrível é que mesmo essa toxina sendo tão agressiva a humanidade descobriu uma utilidade para ela. Com o passar dos anos vão aparecendo marcas da idade/rugas, que são indesejadas pelos indivíduos. Para isso se utiliza essa toxina para diminuir a atividade muscular (paralisia) e assim ter o desaparecimento destas marcas. Mas existem relatos de pessoas que morreram disto, então cuidado. Melhor estar vivo e velho do que morto e “novo”.


Referencias Bibliográficas:

http://en.wikipedia.org/wiki/Clostridium_botulinum

http://en.wikipedia.org/wiki/Botulism

http://en.wikipedia.org/wiki/Botulinum_toxin

Postado por:

Thiago Henrique de Moraes Modesto

Lais Mitsue Tanaka Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário